Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
......................................................

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Poetas de Aurora : Poeta Jucier da Silva



          Francisco das Chagas Alves da Silva, o Jucier da Silva, nasceu no sítio Pau Branco, localidade de Aurora-CE no dia 08 de outubro de 1971. Filho de Otacílio Alves da Silva e de Francisca Maria da Silva.
          Seus pais, humildes trabalhadores do campo e sem nenhuma ligação com a arte da poesia viram crescer no lar um menino esperto e talentoso e que tinha desde cedo a pretensão e o desejo de se tornar um cantador de viola. Talento nunca faltou, pois como é comum saber, para a arte da poesia já se nasce com o dom.
          Com bastante audácia para um jovem de sua idade, aos 13 anos comprou sua primeira viola, com seu próprio dinheiro e sem o consentimento dos pais, pois os mesmos eram contra o menino de apenas 13 anos de idade se tornar um violeiro. Para os pais de Jucier da Silva a única missão que lhe restara era de trabalhar na roça para garantir o sustento da família, e nada mais além disso, nem mesmo o estudo era tido como prioridade.
          Por conta da pressão familiar, o jovem Jucier não viu outra escolha senão deixar de lado sua viola e com ela o seu sonho de se tornar um violeiro, preço pago pela estimada obediência aos pais. Porém nunca desistira de um dia, conquistando sua independência, realizar o tão desejado sonho. O poeta Jucier cita o caso do jovem Alex de Luna, do sítio Oiticica, localidade de Aurora-CE como um ótimo exemplo a ser seguido, pois os pais sempre apoiaram o jovem a seguir e aperfeiçoar cada vez mais seu talento de cantador violeiro.
          Jucier da Silva passou 23 anos esperando o momento certo para entrar no mundo artístico de corpo e alma, e foi no dia 13 de julho de 2007 que o grande desejo de ser tornar um cantador de viola profissional foi alcançado. Nesse mesmo ano começou seu programa na Rádio Educativa Aurora do Povo FM. Programa Aurora Sertaneja que era transmitido das 5:30 às 6:30 da manhã e que tinha como parceiro o poeta Zé Maria. O citado programa durou um ano e meio na grade da Rádio 102,3.
          O poeta Jucier da Silva nunca teve um parceiro certo, sempre optou por fazer diversas parcerias com vários poetas de Aurora e região, dentre eles: Joãozinho Leite, Cícero Cosme, entre outros. As modalidades mais utilizadas por Jucier da Silva como cantador de viola são: Sextilha em sete sílabas; sextilha em seis sílabas; mote em sete sílabas; mote em decassílabas; padrão em 7ª e em 8ª além de canções.
          Participou de vários festivais em Aurora, Lavras da Mangabeira, Canindé, Barbalha, Juazeiro do Norte, Barro, entre outras.
          Atualmente o poeta Jucier da Silva está com 40 anos de idade, com a força e determinação de um jovem para seguir sua jornada e realizar grandes feitos. Está com um programa na Rádio Educativa Aurora do Povo FM chamado Encontro de Violas transmitido das 11:00 às 11:30 da manhã e que está no ar desde setembro de 2011. Como parceiros de programa estão: poeta Zé Gomes e Joãozinho Leite. Tem a fé como principal aliada e sonha em gravar um CD e um DVD como forma de consolidar sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário