Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
......................................................

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Biografia - Josenir Dantas



José Dantas da Silva, mais conhecido pelos seus conterrâneos como Josenir Dantas, é filho de Antônio Dantas Neto e Maria Nair Domingos. Nasceu no Tipi, distrito de Aurora-CE, em 22 de setembro de 1951.

Vida Estudantil
Josenir Dantas tem uma vida estudantil marcada por lutas, desafios e conquistas, que fazem dele um vencedor de batalhas, do medo e do desconhecido. Começou sua carreira estudantil no sítio Tipi, onde cursou o seu primário. Em 1966, preparou-se e fez admissão ao ginásio na cidade de Aurora-CE, no então Ginásio Paroquial Senhor Menino, atualmente, Colégio Paroquial Senhor Menino Deus. Em 04/01/1971, com seus dezenove anos, alçou voo para São Paulo, cursando por lá contabilidade no mesmo ano que chegou. Entre 1976-1978, cursou o 2º Grau no Colégio Luiza de Marilac, na Avenida Voluntária da Pátria, Bairro de Santana – cidade de São Paulo.
Bacharelou-se em Licenciatura Plena em Geografia entre 1984-1987 pela UFCG, Campus V, depois bacharelou-se em Direito pela mesma Universidade entre 1988-1992 através do Campus VI, Sousa-PB, sendo que atualmente está cursando a Faculdade de Teologia pela Faculdade de Teologia de Fortaleza, Seminário da Prainha, Fortaleza-CE.

Vida Profissional
Apesar de ter sido agricultor dos sete anos aos dezesseis anos de idade, pode-se dizer que teve sua vida profissional iniciada em São Paulo. Chegou a terra da garoa no dia 04/01/91971, e logo teve que cursar contabilidade.  No final do mesmo ano, através de concurso, ingressou no Bradesco, começando a trabalhar na Matriz do banco, na cidade de Deus, situada na cidade de Osasco, cidade da grande São Paulo. Transferiu-se para agência de Santo André, ABC Paulista, mas em 1974, deixou o banco e passou a trabalhar como vendedor de máquinas de escrever e máquinas de calcular eletrônicas, sendo que, como vendedor, permaneceu durante seis anos.
Família: Em maio de 1975 casou-se em São Paulo, com a baiana Dinalva Oliveira. Tiveram sete filhos: Diógenes - Diene - Danúbia - Denice - Dárdana - Diogo Rafael e Darling.
Josenir Dantas e Dinalva Oliveira ficaram juntos até abril de 2008, mês e ano do falecimento de sua esposa (Dinalva), já em Fortaleza.
Vida Docente: Josenir exerceu com vigor e destaque o seu papel de docente no município de Aurora, com a sua forma de ensinar marcou vidas, assim como deixou sua marca na história de Aurora. Em julho de 1979 chegou a Aurora e ingressou como professor de Matemática, Física e Química na Companhia Nacional de Escolas da Comunidade, CNEC. Na mesma época foi professor substituto no Colégio Estadual Tabelião José Pinto Quezado.
Entretanto, no dia 02 de Janeiro de 1981 entrou para o Colégio Paroquial Menino Deus, convidado pelo Professor Didi Tavares e Pe. França, inicialmente, lecionando Português e Matemática no antigo curso ginasial no período da manhã. À tarde era responsável pelo curso primário e mais tarde tornou-se professor do 2.º Grau, no período noturno, época em que já era Supervisor Escolar na entidade.
Em 1986 foi eleito Presidente da II Semana Universitária de Aurora, época em que convidou e recebeu em sua casa o grande Antônio Gonçalves da Silva, ou simplesmente, Patativa do Assaré, o qual veio dar seu show para os universitários.
No ano de 1989 assumiu a Secretaria de Educação e Cultura do Município, permanecendo até o final do Mandato do Prefeito João Antônio de Macêdo. Foi o primeiro Secretário de Educação, época em que se construiu a Escola Romão Sabiá, e que havia no município 60 escolas rurais, tendo visitado todas, por diversas vezes, administrava 16 funcionários internos e 800 funcionários municipais da zona rural.
Paralelamente nos anos de 1990 e 1991 foi professor de Matemática do Educandário das Freiras na cidade de Sousa. (PB), convidado pela Irmã Carmélia Gonçalves. Em 1993 foi eleito Diretor do Colégio Paroquial, onde permaneceu até 1996.

Música e Religião – O Lado Católico
Em 18 de junho de 1981 fundou o Coral da Matriz, o qual era intitulado de GCI (Grupo Cantante Independente), iniciando-se com nove membros e atingindo mais tarde, em seu ápice, vinte e dois. Após dez anos consecutivos repassou o GCI a Senhora Nina e Lourdes Paulino. Ressalte-se que após sua saída, vários grupos de Corais foram formados, os quais ainda funcionam.
Hora do Ângelus: durante vários anos criou e apresentou o Programa Católico intitulado “Hora do Ângelus”, através do serviço de som da torre da Matriz, sempre às 18 horas.
Campanhas Populares: Através de campanha popular, em 1984, comprou e entregou a Matriz o primeiro órgão eletrônico para o Coral, o qual foi executado tanto pelo Senhor Joaquim Paulino, quanto pelo próprio Josenir. Logo depois, por meio de nova campanha, adquiriu o mais perfeito e dinâmico serviço de som para Paróquia, sendo que sua última campanha de arrecadação popular foi para comprar um relógio novo para torre da Igreja do Menino Deus, o qual marcava hora certa para toda cidade.

Vida Musical
No campo musical Josenir Dantas foi fundamental para o desenvolvimento musical, social e cultural da população de Aurora. Suas obras, atitudes e ideias enriqueceram gerações e até hoje servem de exemplo e incentivo para os jovens. O cenário musical floresceu a partir dos anos 80 com a idealização, por parte Padre França, da Banda de Música Sr. Menino Deus. Mas foi através de Didi Tavares e Josenir Dantas que os primeiros 21 instrumentos musicais foram comprados e entregues a primeira Banda de Música do Colégio Paroquial, cuja direção era exercida pela Direção do referido estabelecimento escolar. Foi então que cursou aprendizagem em Sax Tenor durante quatro anos, época do saudoso e querido Maestro Esmerindo Cabrinha de Cajazeiras-PB.
Em 1981 compôs o Hino de Aurora e mais tarde o Hino do Padroeiro, mas só veio gravá-los no ano de 2003.
Em 1991 idealizou e realizou o I Festival de Calouros de Aurora, seguindo-se posteriormente os outros.

Esporte
Na presidência da Liga Desportiva de Aurora, LDA, atualizou os estatutos e os registrou, além de ter promovido o 1º Campeonato de Futebol do Município, sendo que a partir do 2º Campeonato, entregou a direção ao Dr. Célio Saraiva.

Imprensa e Jornalismo
Entre diversos segmentos, também teve destaque na área de imprensa e jornalismo, sendo que em 1982 fundou o primeiro Jornal Escrito de Aurora, denominado: Gazeta Aurorense, o qual tinha anuência da Paróquia Menino Deus. Uma curiosidade é que na época o prefeito Cel. Macedo tentou fechá-lo, mas depois passou a prestigiá-lo por ocasião da 1ª Semana do Município de Aurora.
Na rádio Vale do Salgado, de Lavras da Mangabeira, tinha registro como repórter para Aurora e também escreveu para o jornal Diário do Nordeste, Coluna do Interior.

Vida Política
Na década de 80 foi Secretário do Diretório do MDB, depois, PMDB, ao lado de Francisco Carlos Macedo Tavares, época em que também foi candidato a Vereador, mas não se elegeu. Como político partidário, concorreu a vereança e deputado estadual, mas não conseguiu o total de votos necessários para se eleger.

O lado Compositor

 
Josenir Dantas além de compor os Hinos do município de Aurora e do Padroeiro dedicou-se também a compor músicas do cenário nordestino, e já ultrapassou a marca de 100 composições, já tendo gravado sete álbuns, destaque para “Sonho Nordestino” – “Forró da Gente” – “Forró Moreno”, sendo que seu último disco, “Coisa Viva”, encontra-se inédito, apesar de ter concluído gravação no dia 21 de setembro de 2011.



Abaixo segue o link do blog de José Dantas da Silva, onde contém todas as letras de suas composições: http://josedantasdasilva.blogspot.com/
Além do blog com as letras de suas composições, também tem um espaço no site PALCOMP3, ao qual publica o áudio de suas composições, acessem e conheça sua "biografia sonora": http://palcomp3.com/JOSEDANTASDASILVA/


 Vida Atual
José Dantas da Silva hoje vive em Fortaleza, transferiu-se para capital desde 29/04/1994, aonde fundou e ainda mantém seu Escritório de Advocacia. Como advogado, milita na cidade alencarina, interior do Ceará, Recife, e até no Rio de Janeiro.
Sua vida olhada pelo retrovisor da contemporaneidade serve de exemplo e de orgulho para os seus conterrâneos e para todos que vierem a conhecer sua biografia. Por tudo o que fez não é difícil deduzir que José Dantas da Silva, o Josenir, é filho de Antônio Dantas Neto e Maria Nair Domingos, é filho do Tipi, é filho de Aurora-CE. E com orgulho!

Um comentário:

  1. Wagner, fico muito orgulhosa ao ver você retratar a história do meu pai. Você e eu certamente não temos idade suficiente para ter visto grande parte desta história acontecer, mas sua narração é verídica. Ele é realmente um guerreiro e muito fez por sua terra natal, e foi ao ver essa dedicação que aprendi a amar Aurora. Sou filha dessa terra com muito orgulho! Agradeço a doce lembrança por esse bravo guerreiro e filho aurorense. Grata Dárdana Dantas

    ResponderExcluir