Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
......................................................

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mestre Antônio Pinto

                  Mestre Antônio Pinto, construtor e tocador de rabeca.




        Antônio Pinto Fernandes nasceu no Sítio Cobra, Aurora-CE, no dia 18 de outubro de 1922, é agricultor, carpinteiro e luthier, teve como principal influência o seu pai José Pinto Fernandes, ao qual também era carpinteiro e tocador de rabeca, porém Mestre Antônio Pinto aprendeu a arte de fazer e tocar rabeca apenas observando o pai que possuía uma pequena forma que servia de molde para fabricar os instrumentos. Com uma das rabecas feitas pelo pai, mestre Antonio, ainda criança, foi pro mato munido apenas de um facão e lá aprendeu a construir suas rabecas. Foi aperfeiçoando seu ofício de forma intuitiva e criativa, utilizando o que tinha nas mãos e por vezes “emprestando” as ferramentas do pai. 
        Ao observarmos as suas rabecas percebemos que ele sofrera grande influência no estilo mineiro de se fazer o citado instrumento, pois o mesmo residiu em Minas Gerais e com o tempo que passou lá pôde adquirir as características da arte mineira, pois ao se fazer uma análise técnica sobre aspectos principais do instrumento podemos observar a diferença que vai desde seu tamanho e seu formato até os acessórios usados no instrumento, como o estandarte feito de chifre de boi. A madeira que ele usa é o cedro, e usa quatro cordas de violão, o que deixa o som cheio e grave. Os instrumentos feitos por ele possuem um comprimento de 62 cm, considerado grande se comparado as rabecas feitas aqui no cariri.
        O  Mestre Antônio além de aprender a fazer e tocar rabeca só ao observar, também não hesitou em ousar mais de uma vez ao tentar fazer suas próprias ferramentas para trabalho, podemos considerá-lo um artista nato, e construtor não só de rabecas, mas da cultura brasileira. Merecidamente ganhou em 2006 o título de Mestre da Cultura concedido pelo Governo do Estado do Ceará, que veio como uma forma de reconhecimento prestado por ele à cultura do nosso estado.


Fonte: http://www.rabeca.com.br/site/interna.php?url=artesaos#antoniopinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário