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Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quem foi Zoltán Kodály?







        Em meados do século XIX, mais precisamente no ano de 1882, nascia em Keskémet, na Hungria, Zoltán Kodály, uma das figuras mais importante da história da educação musical mundial e principalmente do povo húngaro.
        Kodály era nacionalista, e esse fator o ajudou muito no aspecto educacional, pois foi com atitudes de reconstruir a cultura musical húngara que começou a escrever uma trajetória musical e educacional vasta e rica. Seus pais eram músicos amadores, e isso o ajudara a crescer com o destino traçado pela realidade familiar. Aprendeu a tocar piano e violino quando ainda era criança e também cantava no coro da catedral.
        A música húngara do século XX se encontrava um tanto perdida, e foi exatamente nesse período que Kodály junto com Bartók, proporcionaram ao povo húngaro uma espécie de espelho que conseguia refletir a alma musical, cultural e folclórica de todo um povo, que foram justamente as pesquisas feitas.
        As pesquisas feitas por Kodály e sua equipe, lhe renderam uma espécie de renascimento cultural, fornecendo assim um amplo panorama da música da Europa oriental, já que o seu amigo Bartók resolveu ir para uma pesquisa bem mais aprofundada e fora da Hungria, enquanto Kodály continuara em sua terra natal fortalecendo cada vez mais seus aspectos culturais.
       Como resultado dessas pesquisas, foi feito o método Kodály, voltado para educação musical, e com traços totalmente folclóricos e nacionalistas, pois as músicas e escalas utilizadas no ensino eram de origem húngara e também mais voltadas para o canto, solfejo.
      O método usado por Kodály foi de proporção revolucionária, pois tratava de ensinar alfabetização musical, leitura e escrita da música, treinamento auditivo, rítmico, canto e percepção musical. O ensino da música baseia-se no canto em grupo e no solfejo. O método também trata de forma especial as crianças, que até certo período só utilizam a escala pentatônica menor. Além de ser utilizado manossolfa, tonic solfa. Kodály juntou tudo e fez um planejamento gradativo e coerente, incluindo nesse mesmo: um sistema de símbolos de duração rítmica, um sistema de alturas relativas, conhecida como dó móvel e um sistema de sinais manuais que auxiliam o desenvolvimento de relações tonais, conhecido como manossolfa.
        Kodály teve como base para formar sua metodologia muitos elementos de figuras aqui já citadas nesse blog, como: Sarah Glover e Guido D'arezzo. Fazendo algumas  alterações e inovações, mas sempre mantendo a base proporcionada pelo monge Guido, que vivera no século XI.

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