Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
......................................................

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Música na terceira idade

                                           Velha Guarda Musical Camisa Verde e Branco.


        Só o músico sabe o gosto que tem de incorporar uma música e fazê-la transparecer e chegar a cada uma das pessoas com a mesma vibração e sensação que lhe é fornecida na execução. Isso acima de tudo serve como terapia para o corpo e para a mente. Pensando assim, vejo que com esses benefícios empregados, os idosos saem na frente como principais beneficiários dessa "terapia". É muito raro ver idosos cantando por ai, ou tocando algum instrumento, mas essa realidade tem de ser mudada, já deveria haver projetos voltados para isso, uma vez que serve como uma fonte de rejuvenecimento e ainda mais pode proporcionar uma espécie de valorização retrospectiva por parte das músicas daquele tempo.
        Afinal, a música  é a arte que mais bem representa as alegrias, tristezas, angústias, decepções, amores, paixões... e além de mais bem representar também serve para externar esses sentimentos, desabafar com o mundo.
        Música também é um veículo, um veículo de comunicação suave e ao mesmo tempo agressivo, que usa melodias e harmonias pra acalmar o ouvido, mas ao mesmo tempo vem junto com poesias e letras que causam arritmias ao coração do receptor.
        A música além de servir como terapia para a mente também serve de exercício para o corpo, pois a cada execução de qualquer instrumento requer um esforço dessas duas coisas, até mesmo a voz, que aparentemente não expressa esforço fisíco é uma das que mais requer.
        Portanto, pensando nisso, vejo que é louvável também pensarmos em música para a melhor idade, não pensar só em fazê-los escutar músicas do seu tempo, mas fazê-los executar essas músicas, convocar professores preparados para a educação musical destes e preparar repertórios recheados de lembranças dos seus bons tempos. Vejo isso não só como um bem social, mas também como uma questão de saúde pública. Acredito que com isso haverá uma melhor satisfação para enfrentar a vida e até mesmo levar a vida de um modo mais saudável e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário