Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Aurora, Ceará, Brazil
Músico licenciado do curso de Música da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri.
......................................................

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Música no presídio

                                       Internos da penitenciaria Industrial de Joinville ensaiando.


        Nesse primeiro momento, usei meu blog para falar de música envolvendo diretamente as pessoas, como vocês já perceberam, os dois últimos temas postados foram também de natureza social. Porém vejo esse tema com uma dificuldade maior das pessoas concordarem com o que o texto propõe, mas tentarei ser claro e objetivo sobre minha opinião.
        A maioria das pessoas já veem como um grande perigo o fato de o ensino da música ser usado em presídios. Já vão logo imaginando rebelião, violência... Mas isso nada mais é do que preconceito, não vejo perigo nenhum em uma proposta que só irá fazer bem aos detentos, com certeza será bem recebida por eles.
        A música tem um poder muito grande em modificar o modo de pensar e até mesmo a personalidade das pessoas, usando-a para com os detentos, só vejo benefícios, pois proporcionará até mesmo um maior grau de entrosamento entre eles, além de ativar o lado criativo do cérebro e a concentração. Sem falar que toma o tempo vago e faz com que eles se ocupem de forma totalmente benéfica.
        Vejo que o principal benefício dessa proposta é de pensar na saída dos detentos, o que irão fazer? Como irão se comportar perante a sociedade? Pois bem, com o ensino da música nos presídios, já iria melhorar e despreocupar uma boa parte da sociedade, já que poderiam voltar a sociedade até mesmo com uma profissão, ou de músico, ou de professor de música. Portanto vejo esse tema como muito importante e não poderia de deixar minha opinião sobre ele. Espero que a música contagie a todos, e que todos possam ao longo do tempo compreender sua importância social. 

2 comentários:

  1. show de bola, meu nome é cibele e tb tenho tentado fazer iso, levar musica para o presidio em Leopoldina-MG, tem sido muito legal e agora estamos programando um festival de musicas ineditas, eles sao muito inspirados principalmnente para musicas gospel, mas tb vamos fazer o estilo livre

    ResponderExcluir
  2. Que bom Cibele! Torço para que tudo dê certo! Bjo.

    ResponderExcluir